Foto aérea do distrito de Olivença.

Foto aérea do distrito de Olivença.

Olivença

Informações atualizadas para voçê ficar por dentro do que acontece em Olivença e região.

Balneário Tororomba.

OLIVENÇA
Distrito de Ilhéus, localizado a 15 KM da sede, Olivença é Balneário histórico, folclórico e esportivo; criado entre o encontro da Mata Atlântica com o Mar,há informações de ser a única estância hidromineral a beira mar do mundo.
Os Jesuítas que se instalaram, a partir do século XVII, deram início ao processo de colonização, construindo a Igreja de Nossa Senhora das Escadas, e um colégio voltado para a catequese dos Indios; ultilizando suas caracteristícas históricas colocando a Capela no extremo da Praça em seu ponto mais elevado e o casario ao redor.
Baseado em relatos deixados pelo Jesuítas e cronistas da época, foi criada pelos indios a festa da "Puxada do Mastro de São Sebastião " (10 a 20 de Janeiro), que se constitui em preservar o ritual das oferendas que eram feitas em "madeira do Diabo "(Pau Brasil), em um ato religioso dedicado a São Sebastião.
A festa hoje resume-se a condução de um mastro retirada das matas em torno da região através das praias até o pátio em frente a Igreja sendo acompanhado por fieis e participantes, em uma mistura de religiosidade e folclore.
"Balneário Tororomba "
 Construído no encontro dos Ribeirões do Frade e Tororomba, é equipado com Bar, Restaurante, Bomboniere/Artesanato, local para Baianas de Acarajé e vendedoras de cocada, Piscina de Adulto e Crianças e uma queda d'água artificial chamada Véu da Noiva. Suas águas medicinais conhecidas internacionalmente através das pesquisas dos Padres Camille Torrande e Henrico Failla e, das informações e crônicas deixadas pelos Jesuitas, são procuradas por pessoas que vem em busca do Milagre das Águas. A grande quantidade de Sais Ferrosos e Iodados, e mais Magnésio e Sódio em pequena quantidade juntamnte com os efeitos da média Radioatividade produzida pelo mineral " iuminita ", encontrado no solo desta região proporciona a seus frequentadores e usuários alívio para doenças do aparelho gastro-intestinal e, saúde para pele e couro cabeludo. Essas águas foram comparadas as águas de "VICHI" na França e, as Águas da Prata em São Paulo.
Pela conformidade de seu litoral e da proximidade de matas e trilhas, Olivença e toda sua região, é apropriada para prática de Esportes terrestres tais como;" Traking, Trilhas, Cavalgadas, Montain Bike, e esportes náuticos como; Canoagem, Mergulho e Wind-Surf, Natação e Surf.
Surf
Praia do Back-Door, point break, considerada uma das direitas mais longas do Brasil, tendo 4 seções quando classico (Arrisca - Tubo, Cabeção, Conexão e Prainha)
Batuba, recebe qualquer tipo de ondulações, mais conhecida e frequentada das praias de Olivença.
Fonte costa do cacau...